terça-feira, 30 de agosto de 2016


1) (UEL) Os tipos sanguíneos do sistema ABO de três casais e três crianças são mostrados a seguir.
CASAIS                                                 CRIANÇAS
I.             AB X AB                                          a. A    
II.            B x B                                               b. O
III.           A X O                                               c. AB
Sabendo-se que cada criança é filha de um dos casais, a alternativa que associa corretamente cada casal a seu filho é:
a)      I-a; II-b; III-c;
b)     I-a; II-c; III-b;
c)      I-b; II-a; III-c;
d)     I-c; II-a; III-b;
e)      I-c; II-b; III-a

2) (UFSM) Para os grupos sanguíneos do sistema ABO, existem três alelos comuns na população humana. Dois (alelos A e B) são codominantes entre si e o outro (alelo O) é recessivo em relação aos outros dois.
De acordo com essas informações, pode-se afirmar:
I.                   Se os pais são do grupo sanguíneo O, os filhos também serão do grupo sanguíneo O.
II.                Se um dos pais é do grupo sanguíneo A e o outro é do grupo sanguíneo B, todos os filhos serão do grupo sanguíneo AB.
III.             Se os pais são do grupo sanguíneo A, os filhos poderão ser do grupo sanguíneo A ou O.
Está(ão) correta(s):
a)      Apenas I
b)     Apenas II
c)      Apenas III
d)     Apenas I e III
e)      I, II e III

3) Assinale a afirmativa incorreta:
a)      Pessoas pertencentes ao grupo sanguíneo B possuem aglutinogênios B em suas hemácias e aglutinina anti-A em seu plasma sanguíneo.
b)     Pessoas do grupo sanguíneo AB podem ser chamadas de receptores universais por não apresentarem nenhum tipo de aglutininas em seu plasma sanguíneo.
c)      Pessoas do grupo sanguíneo do tipo B podem doar sangue para pessoas com os tipos sanguíneos do tipo B e AB e podem receber de B e O.
d)     Pessoas do tipo sanguíneo do tipo O apresentam aglutinogênios do tipo anti-A e anti-B e por isso são chamados de doadores universais.

 4) (FUVEST) Um homem do grupo sangüíneo AB é casado com uma mulher cujos avós paternos e maternos pertencem ao grupo sangüíneo O. Esse casal poderá ter apenas descendentes:
a) do grupo O;
b) do grupo AB;
c) dos grupos AB e O;
d) dos grupos A e B;
e) dos grupos A, B e AB. 
5) (FUVEST) Um banco de sangue possui 5 litros de sangue tipo AB, 3 litros tipo A, 8 litros tipo B e 2 litros tipo O. Para transfusões em indivíduos dos tipos O, A, B e AB estão disponíveis, respectivamente:
a) 2, 5, 10 e 18 litros;
b) 2, 3, 5 e 8 litros;
c) 2, 3, 8 e 16 litros;
d) 18, 8, 13 e 5 litros;
e) 7, 5, 10 e 11 litros.
6) (FEI) Para que haja possibilidade de ocorrência de eritroblastose fetal (doença hemolítica do recém-nascido), é preciso que o pai, a mãe e o filho tenham, respectivamente, os tipos sangüíneos:
a) Rh+, Rh-, Rh+
b) Rh+, Rh-, Rh-
c) Rh+, Rh+, Rh+
d) Rh+, Rh+, Rh-
e) Rh-, Rh+, Rh+
7) Na espécie humana podemos distinguir quatro tipos sanguíneos diferentes: A, B, AB e O. Imagine que uma pessoa possui tipo sanguíneo O. Marque a alternativa que indica as características desse tipo sanguíneo.
a) Possui aglutinogênios A e aglutinina anti-B.
b) Possui aglutinogênio B e aglutinina anti-A.
c) Possui aglutinogênio AB e não possui aglutininas.
d) Não possui aglutinogênio e possui aglutininas anti-A e anti-B.
8) (PUC-MG) - Os esquemas abaixo mostram as possíveis transfusões de sangue tradicionais em relação aos sistemas ABO e Rh.
Pode-se dizer que os tipos sanguíneos mais difíceis e mais fáceis para receber sangue são, respectivamente: 
a) O Rh+ e O Rh–­. 
b) O Rh–,­ e AB Rh+. 
c) A Rh–,­ e AB Rh+. 
d) AB Rh+ e O Rh–.

9) (Unesp-2008) Observe as figuras.
No caso específico dos pacientes, como Rafael de sangue A+ e Sr Roberto B-, ambos usuários de banco de sangue, pode-se dizer que Rafael pode receber sangue de doadores de:
a) quatro diferentes tipos sangüíneos, enquanto que o sr. Roberto pode receber sangue de doadores de dois diferentes tipos sangüíneos.
b) dois diferentes tipos sangüíneos, enquanto que o sr. Roberto pode receber sangue de doadores de quatro diferentes tipos sangüíneos
c) dois diferentes tipos sangüíneos, assim como o sr. Roberto. Contudo, os dois tipos sangüíneos dos doadores para o sr. Roberto diferem dos tipos sangüíneos dos
doadores para Rafael.
d) dois diferentes tipos sangüíneos, assim como o sr. Roberto. Contudo, um dos tipos sangüíneos dos doadores para o sr. Roberto difere de um dos tipos sangüíneos dos
doadores para Rafael.
e) um único tipo sangüíneo, assim como o sr. Roberto. O doador de sangue para Rafael difere em tipo sangüíneo do doador para o sr. Roberto.
10) Sabemos que pessoas do tipo AB são também chamadas de receptoras universais. Marque a alternativa que explica corretamente o motivo pelo qual elas recebem essa denominação.
a) Pessoas com sangue do tipo AB apresentam aglutininas anti-A e anti-B e, por isso, não ocorre aglutinação em contato com nenhum tipo sanguíneo.
b) Pessoas com sangue do tipo AB não apresentam nenhuma aglutinina e, por isso, não ocorre nenhuma reação de aglutinação.
c) Pessoas com sangue do tipo AB possuem os aglutinogênios A e B, além de aglutininas anti-A e anti-B, podendo assim receber qualquer tipo sanguíneo.
d) Pessoas com sangue do tipo AB não possuem nenhum aglutinogênio, sendo assim não ocorre reações de aglutinação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário