quinta-feira, 12 de maio de 2016

6º ANO - COMPOSTAGEM

A compostagem é um processo biológico em que os microrganismos transformam a matéria orgânica, como estrume, folhas, papel e restos de comida, num material semelhante ao solo, a que se chama composto, e que pode ser utilizado como adubo.
VANTAGENS
dá-se uma finalidade adequada para mais de 50% do lixo doméstico, ao mesmo tempo em que melhora a estrutura e aduba o solo, gera redução de herbicidas e pesticidas devido a presença de fungicidas naturais e microorganismos, e aumenta a retenção de água pelo solo.

FONTE
http://www.ib.usp.br/coletaseletiva/saudecoletiva/compostagem.htm

Assista o vídeo no link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=ri-BYQDPlpg


http://www.caranguejo.org.br/compostagem/

VEJA PASSO A PASSO A CONSTRUÇÃO DE UMA COMPOSTEIRA NO LINK ABAIXO É SÓ CLICAR
http://www.saberesdojardim.com/compostagem-em-garrafa-pet/

 BIODEGRADÁVEL
Biodegradabilidade

Biodegradável é o termo dado para a decomposição natural de materiais no ambiente. Essa decomposição pode ser feita também com a ajuda de bactérias e fungos. Os produtos feitos de forma biodegradável utilizam materiais renováveis (são recursos naturais em que suas fontes são retiradas da natureza e entendemos como fontes inesgotáveis que se regeneram ou que se recompõe de forma contínua e rápida).O produto biodegradável possui em sua composição componentes naturais de plantas e animais. Esse tipo de produto é benéfico ao meio ambiente.

EXEMPLO DE MATERIAL BIODEGRADAVEL
O papel é feito da madeira das árvores, que após serem retiradas da natureza outras devem ser plantadas em sua substituição. O papel é um material natural que pode ser perfeitamente reciclado retornando para a natureza de forma natural e até mesmo em forma de papel novo.


FONTE
http://www.colegioweb.com.br/biologia/voce-sabe-o-que-significa-palavra-biodegradavel.html

NÃO - BIODEGRADÁVEL
O material não-biodegradável não se decompõe naturalmente. Ao invés de desaparecerem por conta própria, estes materiais se acumulam em aterros sanitários. Eles são sintéticos e inteiramente artificiais. Plásticos comuns, por exemplo, são feitos a partir de ingredientes não renováveis, como óleo ou petróleo. Outros exemplos incluem latas, garrafas de vidro e resíduos industriais.

FONTE
http://www.ehow.com.br/diferencas-entre-biodegradavel-naobiodegradavel-info_5467/

TEMPO DE DEGRADAÇÃO DE ALGUNS MATERIAIS


Tempo De Decomposição Do Lixo

FONTE
http://meioambiente.culturamix.com/lixo/tempo-de-decomposicao-do-lixo





Nenhum comentário:

Postar um comentário