terça-feira, 21 de junho de 2016

6º ANO -EFEITO ESTUFA E FOTOSSINTESE


Efeito estufa

 https://cientificojornalismo.wordpress.com/
O efeito estufa é um fenômeno natural que começa com a entrada de radiação solar no planeta. Parte da radiação solar é absorvida pelo sistema terrestre e pelos oceanos e parte é refletida de volta ao espaço. Durante este processo, ocorre a interação entre a radiação solar e gases que existem na atmosfera do planeta e que apresentam a característica de reter calor. Estes gases, denominados de Gases do Efeito Estufa (GEE), permitem a manutenção da temperatura do planeta em níveis adequados para permitir a sobrevivência do ser humano. Apesar do efeito estufa ser um fenômeno natural, o aumento das emissões de GEE decorrentes de atividades antrópicas elevou a concentração de GEE na atmosfera, acarretando no aumento da temperatura global. Dentre os principais GEE existentes, detacam-se o dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4) e o óxido nitroso (N2O).

CAUSAS
- derrubada e queimadas de florestas
- lançamento de gases poluentes na atmosfera, principalmente aqueles que resultam da queima de combustíveis fósseis. A queima do óleo diesel e da gasolina pelos veículos nas grandes cidades tem contribuído para o efeito estufa. O dióxido de carbono e o monóxido de carbono ficam concentrados em determinadas áreas da atmosfera, formando uma camada que bloqueia a dissipação do calor. Esta camada de poluentes, tão visível nos grandes centros urbanos, funciona como um “isolante térmico” do planeta Terra. O calor fica retido nas camadas mais baixas da atmosfera trazendo graves problemas climáticos e ecológicos ao planeta.

CONSEQUENCIAS
- ecossistemas poderão ser atingidos e espécies vegetais (plantas e árvores) e animais poderão ser extintos.
 - derretimento de geleiras e alagamento de ilhas e regiões litorâneas, provocados pelo aquecimento global.
- Mudanças climáticas proporcionando Tufões, furacões, maremotos e enchentes 
- redução na produção agrícola - falta de alimentos
-  A elevação da temperatura nos mares poderá ocasionar o desvio de curso de correntes marítimas, provocando a extinção de várias espécies de animais marinhos, desequilibrando o ecossistema litorâneo.

FOTOSSÍNTESE

 
A fotossíntese é um processo realizado pelas plantas para produção de seu próprio alimento. De forma simples, podemos entender que a planta retira gás carbônico do ar e energia do Sol.
 
Processo 
 
Através deste processo, a planta produz seu próprio alimento constituído essencialmente por glicose. À medida que a planta produz glicose, ela elimina oxigênio.
 
A glicose é utilizada pela planta na realização de suas funções metabólicas, ou seja, ela é o seu principal combustível, sem ela, seria impossível manter suas funções vitais.
 
O processo de formação da glicose se dá através de reação química, e esta, somente é possível devido à transformação da energia solar em energia química.
 
Importância da fotossíntese
 
Sem a fotossíntese, não existiria vida em nosso planeta, pois é através dela que se inicia toda a cadeia alimentar. Daí a grande importância das plantas, vegetais verdes e alguns outros organismos.
 
Além disso, como já vimos, a medida em que a planta produz glicose ela elimina oxigênio, e sem oxigênio é impossível sobreviver.


Nenhum comentário:

Postar um comentário