quarta-feira, 1 de junho de 2016

7º ANO - REVISÃO PARA A AVALIAÇÃO - 2º BIMESTRE

REVISÃO PARA A AVALIAÇÃO - 2º BIMESTRE
1) A imagem abaixo refere-se ao efeito estufa, fenômeno natural que ocorre em nossa atmosfera. De acordo com sua observação e leitura responda as questões abaixo:
 FONTE DA IMAGEM - http://geoconceicao.blogspot.com.br/2012/03/poluicao-do-ar-e-o-desequilibrio-do.html
a) Explique os termos abaixo, relacionando-os:
- Efeito estufa
- Aquecimento global
- Mudanças climáticas

b)  Qual a importância do efeito estufa para a vida na Terra?
c) Quais as ações humanas podem contribuir para aumentar o efeito estufa no planeta?
d) Quais as consequências (o que pode acontecer) do aquecimento global para a vida na Terra?

2) Observe a classificação da espécie humana e do lobo, logo abaixo:

a) Faça a correspondência correta da classificação dessas espécies

 Lobo                                          7 categorias                                        Espécie humana
 (     ) Carnivora                            I - Reino                                         (    )   Cordado
 (     ) Canis Lupus                       II - Filo                                            (    )    Hominidae
(      ) Mammalia                         III - Classe                                       (    ) Homo sapiens
(      ) Animalia                            IV - Ordem                                      (    )    Mammalia
(      )  Canis                                 V -  Familia                                     (    )      Homo
(      ) Canidae                             VI - Genero                                      (    )    Primata
(      ) Cordado                            VII - Espécie                                    (    )    Animalia

b) Observando as 7 categorias de classificação, na questão anterior, qual a categoria apresenta a maior diversidade (diferença) biológica entre os indivíduos?
c) O que é espécie? Dê exemplos.
d) De acordo com as normas estabelecidas por Lineu como devemos escrever nome de uma espécie, cite pelo menos três regras.

3) Observe a imagem abaixo e responda as questões a seguir:

FONTE DA IMAGEM - https://sites.google.com/site/desvendandoasrelacoes/

a) Qual é o nome da relação ecológica observada na imagem?  Ela é harmônica ou desarmônica? Justifique.
b) Qual a grande vantagem dessa relação para as espécies envolvidas?
c) A relação ecológica, observada , é uma relação intra-específica ou interrespecífica? Justifique sua resposta.
d) Dê outros exemplos de relações ecológicas que você conhece.

QUESTÕES OBJETIVAS
Marque um "X" na alternativa correta, nas questões a seguir:



Charge ironizando o efeito estufa e o aquecimento global
1) O efeito estufa, segundo as teorias mais aceitas pela comunidade científica, vem contribuindo para a elevação média das temperaturas no planeta. Esse fenômeno é um processo:
(A) natural, porém intensificado pela ação humana.
(B) artificial, ou seja, resultado direto da interferência antrópica sobre o meio.
(C) recente, não havendo registros de sua existência em épocas geológicas antigas.
(D) natural, sem relação com as práticas sociais.
2) A “Hipótese Gaia” tenta alertar o homem sobre os efeitos da sua atuação sobre a terra. Assinale a alternativa que se relaciona com os princípios dessa hipótese:
(A) a questão ambiental deveria ser uma preocupação exclusiva dos países pobres, já que são eles os principais responsáveis pela degradação da natureza.
(B) os problemas ambientais são assuntos que dizem respeito apenas aos governantes, pois eles podem criar leis e aplicar multas.
(C) as alterações ambientais são incapazes de provocar alguma reação nas formas de vida animal, vegetal e humana.
(D) a Terra é um organismos vivo e forma um conjunto que se realimenta para manter condições adequadas á vida.
3) (Modificado) Os itens abaixo contêm exemplos de diversas relações ecológicas entre os seres vivos:
I – A associação entre certos fungos e algas clorofíceas ou cianobactérias costuma ser tão íntima que ambos formam um novo tipo de organismo, o líquen;
II – Várias espécies de abelhas formam agrupamentos altamente organizados, nas quais, de modo instintivo, cada indivíduo coloca a sobrevivência da colmeia acima de sua própria;
III – Entre alguns insetos da mesma espécie, os animais mais fracos ou doentes são devorados pelos sadios;
IV – A caravela é um cnidário que vive flutuando no mar e é formada por um conjunto de indivíduos da mesma espécie que vivem fisicamente juntos, dividindo o trabalho.
As relações ecológicas que estão descritas nos itens acima são classificadas, respectivamente, como:
(A)      Sociedade, colônia, canibalismo e mutualismo.
(B)      Mutualismo, sociedade, canibalismo e colônia.
(C)       Comensalismo, sociedade, predatismo e colônia.
(D)      Mutualismo, colônia, canibalismo e sociedade.

4)  (Udesc) modificado - O cão doméstico (Canis familiaris), o lobo (Canis lupus) e o coiote (Canis latrans) pertencem a uma mesma categoria taxonômica. Esses animais fazem parte de um(a) mesmo(a):
(A) gênero
(B) espécie
(C) raça
(D) modelo

5) (UFRN)Modificado. Na moderna classificação, os seres vivos foram agrupados em seis reinos biológicos. Assinale-os:
(A) monera, procarionte, eucarionte, protista, animal e vegetal
(B)  fungi, protista, alga, protozoário, metazoa e metaphyta
(C)  procarionte, eucarionte, fungi,monera, metaphyta e metazoa
(D) archaea, bactéria, protista, fungi, metaphyta (plantae) e metazoa (animalia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário